O Verão!

Olá menin@s

Com o início das férias grandes, chegam as longas tardes de verão, os amigos, o calor e a vontade de sentir, de forma mais consciente, o espaço que nos rodeia.

No último fim de semana a Arki e o Play tiveram oportunidade de brincar num lugar muito especial, que nos mostra ser possível um mundo bem diferente, integrado, com respeito pela natureza, cheio de amor e principalmente, onde nos sentimos em casa: a boomland! Brincámos dentro de casas subterrâneas, pintamos, percorremos caminhos de terra, vimos dragões, duendes, e fadas, até subimos ao mastro de um barco pirata perdido no meio da floresta mágica!

Numa terra que é abundante e nos dá, de forma generosa, devemos acima de tudo preservar o nosso meio, aceitando e respeitando os ciclos naturais das coisas. Em busca de novas técnicas de construção, chegámos à conclusão que já os materiais usados pelos nossos antepassados, eram perfeitos para proteger o frio no inverno e manter-nos frescos no verão. Temos o exemplo do adobe.  Usavam sempre materiais do próprio lugar e como tal acabavam por ter mais facilidade em fazer as suas construções, já que os materiais não tinham de vir de muito longe e a matéria prima podia ser encontrada mesmo ali ao lado! Uma lógica igual se aplica às construções em madeira, bem confortáveis por sinal!

No entanto, as novas tecnologias também nos permitem chegar a novas formas de transformar, reciclando o mais possível todos materiais difíceis de degradar, dando-lhes uma nova vida. Já é possível fazer com que muitos resíduos industriais sejam reduzidos e transformados de forma sustentável. Já existe uma máquina que transforma, por exemplo, copos de plástico em fio utilizável em impressoras 3D, dando assim, infinitas formas a um desperdício tão comum.

Vejam aqui, a partir do minuto 11:31, o que também no Cidade+, no Porto, está a ser demonstrado sobre este assunto: Cidade + Porto

Também já se faz compostagem com resíduos orgânicos, que depois se integra na agricultura biológica e permacultura, e utilizam-se banhos secos em que tudo é transformado em matéria orgânica para a rega e fertilização natural das hortas.
A harmonia pode existir, se estivermos integrados e conscientes no meio que nos rodeia, respeitando e agradecendo tudo o que nele existe, e se mudarmos um pouco a nossa atitude perante as coisas… Pertencemos a um planeta fantástico e podemos fazer diferente, fazendo melhor!

😀 😀

Ficam aqui também alguns links interessantes sobre novas formas de reutilizar o plástico, tão abundante e tão difícil de se biodegradar:

Pástico Circular

plasticsundays presente no evento do Cidade + em que também estivemos com uma oficina cheia de novas aventuras! Aqui alguns desses fabulosos momentos!

Kit detector de obstáculos – Cidade +

Artigo escrito pela ArkiPlayer Márcia Santos​

Leave a Reply