Afinal o que é a ArkiPlay?!?…

Foi em fevereiro de 2013 que o sonho ArkiPlay começou a ganhar forma, como consequência da minha participação num programa de uma semana que permite a aspirantes a empreendedores entrarem no mundo das startups e aprender a desenvolver uma ideia inovadora. O desafio para mim era inovar no âmbito da arquitetura e encontrar um modo de comunicar, de forma mais eficaz, o valor social e cultural da profissão do arquiteto. No final dessa semana, com a ajuda de várias pessoas e o especial empenho de duas estudantes de economia e engenharia, o projeto ArkiPlay estava ainda em estado embrionário mas já dava muitos “pontapés”! Que o digam a Arki e o Play -as nossas mascotes-, que já esboçavam os primeiros sorrisos de lápis, pelo meio de muita brincadeira e poucas horas de sono…

O nascimento propriamente dito deu-se cerca de 3 meses mais tarde, a 25 de maio, com a primeira atividade Constrói a Tua Cidade, organizada com alguma timidez mas com muita vontade de imediatamente “por a mão na massa”! O entusiasmo com os resultados obtidos junto das crianças e dos seus pais foi tal que não pudemos deixar de sonhar, para outubro, com uma aventura maior e testar a nossa capacidade para cativar ao mesmo tempo 100 crianças e suas famílias a construir connosco um Castelo, respeitando todas as principais fases de um verdadeiro processo de projeto e construção!

Foi um ano mágico: ultrapassámos em mais de dobro os nossos objetivos e, a partir deste momento, sabíamos do quanto éramos capazes!

Mas a Arki e o Play precisavam de estrutura, estabilidade, dedicação, muita perseverança e algum investimento. A equipa foi crescendo e diminuindo, renovando-se consoante o que cada um voluntariamente podia dar a cada momento. Nunca conseguimos o investimento que nos teria dado o impulso decisivo, mas também nunca nos foi possível desistir apenas por essa razão.

Continuamos por isso, com alegria, dedicação e perseverança, a fazer o que está ao nosso alcance para dar forma e vida ao projeto ArkiPlay -que um dia será uma associação!-, que queremos seja sempre um espaço onde aliamos a diversão à aprendizagem para todos juntos podermos descobrir como é “calçar as botas do arquiteto” por umas horas, realizando atividades próprias da profissão e utilizando as suas metodologias para sermos cidadãos ativos e interventivos das nossas cidades, fazendo-as mais à nossa medida, à medida de todos!

Trabalhamos preferencialmente com crianças entre os 3 e os 12 anos porque é através delas que cremos conseguir gerar mais impacto, hoje e no futuro. Interligamos nas nossas atividades experiências próprias de outras disciplinas porque a arquitetura é uma disciplina de síntese e porque as pessoas com quem e para quem trabalhamos -as crianças!- são seres integrais e multidimensionais, com inteligências próprias e particulares, ainda a descobrir as suas capacidades e competências.

Desde outubro passado fomos acolhidos na família da Incentivar a Partilha, em Matosinhos, e ganhámos além de um espaço próprio, uma rede estável entre pessoas, projetos e entidades com enorme vontade de entreajuda. O trabalho continua a ter de ser feito diariamente, mas agora sentimo-nos ainda mais fortes e capazes: temos outros sonhadores como nós, mesmo ao nosso lado, disponíveis para connosco caminhar em frente!

Assim, pessoalmente desejo agora que a ArkiPlay dê estes novos passos como equipa, com confiança na estrutura que a acolheu, com a estabilidade, dedicação e perseverança que caracterizam todos os seus elementos, sabendo que o investimento necessário chegará seguramente, se e quando for realmente essencial.

Artigo escrito pela ArkiPlayer Maria Teresa Penas

Leave a Reply